O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou que existe a possibilidade de a Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) ficar de fora do pacote de concessões do governo estadual. Com isso, a rodovia muito utilizada por motoristas de Nova Odessa, ficará sem pedágios. A declaração foi feita durante visita a Piracicaba na quinta-feira (27).
O projeto de concessão da SP-304 prevê a implantação de três praças de pedágio nos municípios de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba. Entretanto, a medida tem gerado forte resistência de moradores e lideranças locais, que argumentam que a cobrança impactará negativamente a mobilidade e a economia.
Em Nova Odessa, a mobilização contra o pedágio tem ganhado força. Um grupo de quatro vereadores propôs a criação da Comissão de Assuntos Relevantes, cujo objetivo é discutir e promover uma articulação política e institucional para barrar a implantação do pedágio na SP-304.
A comissão foi proposta pelos vereadores André Faganello (Podemos), Elvis Pelé (PL), Paulo Porto (PSD) e Priscila Peterletivz (União) e terá a missão de avaliar os impactos sociais e econômicos da concessão. Segundo os parlamentares, o pedágio poderia aumentar os custos de transporte para trabalhadores, estudantes e setores produtivos, comprometendo o direito de ir e vir dos munícipes.
A comissão será formalmente instalada e contará com um presidente eleito entre os membros. Seu prazo inicial de atuação será de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período. O grupo também buscará diálogo com autoridades estaduais e federais, além de representantes da sociedade civil organizada, para fortalecer a oposição ao pedágio.
A crescente pressão popular tem levado o governo a reconsiderar a implantação dos pedágios. Durante uma visita a Santa Bárbara d’Oeste, na segunda-feira (24), Tarcísio sinalizou a possibilidade de isentar moradores locais do pagamento da tarifa, que seria em torno de R$ 3,84. A medida, no entanto, não agradou completamente os opositores do projeto, que continuam defendendo a exclusão total do pedágio na SP-304.
“Existe a possibilidade de a SP-304 ficar de fora do pacote de concessões, está sendo estudado. Toda vez que a gente faz uma consulta pública, a gente faz para ouvir a população”, disse.
Com a intensificação do debate, a expectativa é que novas reuniões sejam realizadas para discutir o tema. Os vereadores de Nova Odessa e lideranças regionais devem seguir articulando a oposição à cobrança, na esperança de convencer o governo a abandonar de vez a ideia de pedagiamento na SP-304.
in Notícias
Após pressão, Tarcísio admite que pode suspender pedágios na SP-304
Em Nova Odessa, mobilização contra pedágios tem ganhado força com grupo que propôs discutir e promover articulação política e institucional para barrar a implantação das tarifas na região
