Paulo Medina
[email protected]
Nova Odessa registra uma nova escalada de violência sexual contra crianças e mulheres em 2024. Dados divulgados pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) mostram que, no período de janeiro a julho de 2024, os casos de estupro mais que dobraram em relação ao mesmo período de 2023, registrando um aumento de 120%.
Em 2024, foram registrados 11 casos de estupros em Nova Odessa, um número significativamente superior aos cinco casos contabilizados no mesmo período do ano anterior. O crescimento da violência acende um alerta sobre a vulnerabilidade de mulheres e crianças no município e reflete uma realidade que demanda ação das autoridades policiais.
Segundo especialistas, quando casos de estupro vivem aumento, há necessidade de políticas públicas mais robustas no combate à violência sexual, além do fortalecimento da investigação policial e ações de prevenção. Entre as medidas que podem ser adotadas e intensificadas estão o reforço das campanhas de denúncia e o fortalecimento das redes de apoio, como centros de acolhimento e serviços especializados.
Em agosto, o JNO mostrou que já havia um aumento de abusos sexuais na cidade, entre os meses de janeiro e junho. A cidade teve uma alta de 125% no número de casos de estupro no primeiro semestre de 2024. De acordo com os dados da SSP-SP, a quantidade dessas ocorrências de abuso sexual saltou de quatro no primeiro semestre de 2023 para nove no mesmo período deste ano.
Questionada a explicar os números em Nova Odessa e a informar medidas a serem adotadas para reduzir esse tipo de crime na cidade, a SSP informou que “tem concentrado esforços para combater todas as modalidades criminosas no estado, incluindo os casos de estupro e estupro de vulnerável”.
A pasta disse que “tem desenvolvido campanhas para as vítimas denunciarem os agressores e atuado para ampliar os canais para comunicação deste tipo de crime, combatendo a subnotificação”. “Atualmente, há 142 salas de Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) para atendimento ininterrupto, por videoconferência, em plantões policiais, além das 141 DDMs territoriais já existentes e a DDM On-line, que também está acessível 24 horas por dia para o registro de ocorrências e solicitação de medidas protetivas a partir de qualquer dispositivo conectado à internet”, informou a SSP, em nota enviada ao JNO.
ASSASSINATOS
A violência também se evidencia na cidade por meio dos homicídios dolosos. Nova Odessa tem o maior número de casos dos últimos quatro anos. O município contabiliza três assassinatos, superando os números dos anos anteriores.
Em 2023, houve apenas um homicídio, enquanto em 2022 e 2021 foram registrados dois homicídios em cada ano. Em 2020, Nova Odessa não registrou nenhum homicídio, segundo a SSP-SP.