Paulo Medina
[email protected]
Uma fiscalização realizada pelo SSPMANO (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Odessa) constatou sérias falhas nos serviços de manutenção e limpeza na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Pe. Renato Marchioro, no Jardim Alvorada, incluindo uma infestação de baratas na cozinha da unidade. A limpeza da escola é terceirizada, e a precarização do serviço público prestado tem gerado muitas críticas, segundo pontuou o sindicato. A falta de limpeza foi observada não apenas na cozinha, mas também em outras áreas, como o parquinho da escola, onde as crianças realizam suas atividades de recreação.
Segundo a vistoria do SSPMANO, a situação do parquinho é especialmente preocupante, pois além de ser um local onde as crianças passam muito tempo, ele também estava sujo, o que pode propiciar a proliferação de doenças.
O SSPMANO tem promovido uma série de inspeções nos prédios públicos de Nova Odessa. Enquanto aguardam as medidas corretivas, os pais permanecem atentos e esperam que a Prefeitura de Nova Odessa garanta um ambiente seguro e limpo para os alunos.
A Prefeitura de Nova Odessa foi procurada para explicar a situação, mas preferiu não comentar. Agora em maio, um vazamento na caixa d’água da Emeb Professora Apparecida Rodrigues Prata, localizada no Jardim São Francisco, em Nova Odessa, gerou reclamações . A descoberta foi feita durante uma vistoria realizada pelo SSPMANO , que alertou o problema e defende uma rápida intervenção no local. A unidade, porém, já havia passado por uma reforma. Além disso, a unidade ainda tem paredes danificadas, problemas no telhado e desnivelamento do piso.
A falta de manutenção da escola foi vista durante inspeção realizada pelo sindicato . Segundo relatos dos responsáveis pela vistoria, a água escorria de maneira contínua da caixa d’água.